Leandro Lima

Campus Party Brasil 5

Por | Comentários: 0

O maior evento de tecnologia do mundo! Sete mil pessoas, seus computadores, muitas palestras, workshops e oficinas! Uma semana consumindo e compartilhando conhecimento e tecnologia. Isso é a Campus Party, e nós estivemos lá a semana inteira, do dia 6 ao dia 12 de fevereiro. E agora veja o que aconteceu de mais legal no evento.

A galera que curte HTML5, websemântica e desenvolvimento teve diversas oportunidades para incrementar o conhecimento e ver que as novas tecnologias, principalmente o HTML5, tem um poder imenso e muita coisa a ser explorada com ela! Chris Hofmann, Mike Taylor e Bruno Mentges de Carvalho participam de um bate papo onde foi levantada a questão da websemântica e o uso de HTML5 e CSS3 na web.


 

Depois, o mesmo Chris Hofmann, diretor de projetos da Fundação Mozilla, fala do HTML5 na prática, com alguns exemplos interessantes de uso.

Na área de Software Livre, Vinicius Massucheto falou sobre WordPress e seus poderes, e mostrou de maneira bem clara que se trata de um CMS  ótimo para todo tipo de projeto, não somente para blogs.


 

E para os curiosos de plantão, Ricardo Patara, que trabalha na Registro.br, da uma perspectiva histórica de como a internet é organizada e como ela funciona na palestra “Como Funciona a Internet Brasileira?“.


 

Na quarta feira aconteceu aquela que, na minha opinião, foi uma das melhores palestras da Campus Party Brasil 2012. Neil Harbisson é o primeiro ser humano a ser reconhecido como ciborgue pelo governo. Ele tem uma doença rara, onde só enxerga o mundo em preto e branco. Para perceber as cores ele passou a usar um “Eyeborg”, uma implantação feita em sua cabeça que transforma as ondas eletromagnéticas das cores em sinais sonoros. Assim, Neil passa a ouvir as cores do mundo! Ele mostrou a maneira como ele percebe as cores, as pessoas, as roupas e todo o resto do mundo a sua volta, e como isso mudou a sua vida! Graças a este olho eletrônico ele consegue perceber cores que nem um olho normal, saudável e treinado conseguiria perceber como tons ultra-violetas. Uma palestra interessantíssima para profissionais das mais diversas áreas, incluindo design, notarem como existem milhares de maneiras diferentes de perceber o mundo. Ele também explica o que é um ciborgue, como podemos nos tornar um. Neil conta ainda como criou a Fundação Cyborg, uma associação que luta pelos direitos de humanos se tornarem ciborgues.


 

Na quinta-feira, Edu Agni apresentou sua palestra “Design Emocional“. Agni explicou por que amamos e odiamos as coisas, como as pessoas humanizam as máquinas e a tecnologia e deu dicas bacanas de como projetar um produto levando em consideração o lado emocional do usuário. Pra quem é designer, independente da área, vale a pena assistir e captar todas as informações úteis para melhorar a experiência, a satisfação e o desejo do usuário pelo seu produto. No site do designer é possível ver fotos e acompanhar a apresentação de slides da palestra.


 

A Consultora de User Experience, Juliana Gaiba apresentou “Como não ferrar com a UX de um projeto“.  Em uma linguagem super fácil, a Juliana deu ótimas dicas de boas práticas e explicou como um UX Designer pode melhorar um projeto através do inventário de conteúdo, mapa do site, fluxo de tarefas, wireframe e protótipo. Outro ponto bacana da palestra foi o passo-a-passo de como fazer uma pesquisa para coletar dados relevantes e assim avaliar a experiência do usuário. Vale a pena conferir!


 

Foi uma semana bem intensa, num frenesi tecnológico, compartilhando e consumindo todo tipo de conhecimento!

Teve muito mais coisas na Campus Party 2012 que não conseguimos acompanhar devido a dias muito movimentados. Mas, vocês podem ver tudo o que teve de legal no canal “campusparty” do youtube! E ano que vem tem mais…

Cade Dani Guerrato e Leandro Lima?

Quem acompanha o BlogUp deve deve estar pensando: “ernm… e a palestra de vocês?”  Bem, a nossa apresentação – Design e Percepção – vai ganhar um post especial com fotos, slides e comentários. Pra quem foi e assistiu, muito obrigado pela presença! Logo logo vamos disponibilizar todo o material que usamos. Aguardem! :D

Tags: > , , ,

Leandro Lima

Leandro Lima

Designer, palestrante, nerd e co-fundador da PopUp junto com a Dani Guerrato. É apaixonado por criatividade e tecnologia. Trabalha com UX Design e Design de Interfaces há mais de 8 anos. Adora jogar xadrez, é fã do Rubens Barrichello e acredita que o universo tem 10 ou 11 dimensões.

Você pode achar o Leandro por aqui: Facebook - Twitter - - Instagram - LinkedIn

Postamos coisas legais aqui


Google

Adicione no GOOGLE+

Instagram

Siga nosso perfil no INSTAGRAM

Quer utilizar o conteúdo do BlogUp?

Gostamos de compartilhar conhecimento por isto os textos sa seção Blog são licenciado sob Creative Commons com as condições: Atribuição - Não Comercial - CompartilhaIgual.

Em português claro, você pode reproduzir este artigo se cumprir TODOS os requisitos:
1. Ninguém esteja lucrando nada em função disto.
2. Exista crédito para a PopUp Design e o autor do post em um local claro com link para o conteúdo original.
3. O material derivado seja distribuido da mesma maneira.

Obs 1. Leia a licença completa para entender todos os termos.
Obs 2. Se o seu site tiver qualquer tipo de anúncio, como AdSence, por exemplo, isto já é considerado fim comercial e portanto você não pode reproduzir o texto.
Obs 3. Se você gostaria de utilizar este material sob outros termos e/ou possui dúvidas envie um e-mail contato@popupdesign.com.br e requisite uma autorização.