Leandro Lima

Palestra – Design e Percepção na CPBR5

Por | Comentários: 7

Na quinta-feira, dia 9 de fevereiro de 2012, rolou na Campus Party a palestra “Design e Percepção”, ministrada por Leandro Lima (também conhecido como o escritor deste artigo) e pela Dani Guerrato. Perdeu? Não tem problema! A gente conta como foi…

Sobre a Campus Party e dois designers com idéias na cabeça

A Campus Party é um grande evento recheado de informações legais sobre diversas áreas que tem alguma relação com a internet e a tecnologia. Entre elas o Design! Ao conferir a programação deste ano percebemos que o design estava sendo deixado um pouco de lado… E por que não por a mão na massa? Sabe aquela idéia de ser a mudança que você deseja ver no mundo? Nós acreditamos nisto! Entramos em contato com a organização do evento e enviamos nossa proposta de palestra. Eles curtiram a idéia e lá fomos nós… :)

Os temas da palestra

Nosso cérebro está trancado dentro de uma caixa escura chamada crânio, sem ter contato com o mundo exterior. Ainda assim, ele é o responsável por nos fazer perceber o mundo das mais diversas formas. Como ele faz isso? Interpretando as informações que recebe através dos olhos, do tato, do nariz e de todos os outros orgãos responsáveis pelos nossos sentidos.

Através destas informações, o cérebro cria uma interpretação nova ou compara com o que ele já viu para dar uma resposta rápida de como ele compreende o mundo. Ele usa informações de luz e sombra para saber posicionar os objetos no espaço, interpreta ondas eletromagnéticas para reconhecer as cores, organiza tudo de uma maneira lógica.

Estudos sobre Gestalt, Iluminação e Cores ajudam o designer a entender como essas informações são interpretadas e como usa-las a nosso favor para que a mensagem de um projeto seja compreendida da maneira que o seu criador pretende.

Uma definição breve do que é design e o que faz o designer, uma breve introdução histórica e um aprofundamento nesses três assuntos foi o que procuramos explciar em nossa palestra. Segue os slides abaixo:

 


 

Você também pode ver a apresentação em HTML5 neste link: http://www.popupdesign.com.br/palestras/design-e-percepcao/

Infelizmente não conseguimos o video da apresentação. Mas se você curtiu muito a idéia e quiser ver ao vivo, bem, contrate a gente para animar o aniversário do seu avó, o casamento da sua prima, a formatura da sua sobrinha com uma discussão sobre Gestalt! :D

Obrigado a todo mundo que compareceu! Nós esperamos que as informações que passamos tenham sido úteis e que a galera tenha aprendido alguma coisa nova! E se você não foi a gente gosta de você mesmo assim. Quando tiver a próxima a gente avisa todo mundo! ;) Quer saber o que mais rolou na Campus? Dê uma olhadinha neste post do blog.

Se você quiser compartilhar o link dos slides, ou usá-los para ilustrar alguma coisa, não tem problema não! A gente só pede que tenha uma referencia nosso blog ou o nosso portfólio e que não seja usado para fins comerciais. Se você tiver dúvidas sobre o que pode ou não fazer, consulte a lincença Creative Commons.

As fotos da festa ficaram ótimas

Pra quem não foi, segue abaixo algumas fotos da nossa palestra. Créditos a Aline Minharro Gambin.

Tags: > , , ,

Leandro Lima

Leandro Lima

Designer, palestrante, nerd e co-fundador da PopUp junto com a Dani Guerrato. É apaixonado por criatividade e tecnologia. Trabalha com UX Design e Design de Interfaces há mais de 8 anos. Adora jogar xadrez, é fã do Rubens Barrichello e acredita que o universo tem 10 ou 11 dimensões.

Você pode achar o Leandro por aqui: Facebook - Twitter - - Instagram - LinkedIn

  • Nilo Sadi

    Leandro, tu é o cara! hahaha

    Queria ter ido nessa palestra hahaha
    Abraço!!!

  • http://www.esaid.com.br/wp Enrique Marques Jr

    Parabéns Leandro!

    Fiz um post em meu blog sobre sua palestra, na verdade divulgando! Muito bom cara, gostaria muito de ter ido!

    • isy

      asdasdasdasdasd

      • isy

        sdfsdf

        • isy

          sdfsdfsdfsdfsdffsdfsdffsadfsdfsdfsdf

  • Jonathan ‘Santhus’

    Muito bom conteúdo, parabéns!

  • Camila Mosqueira

    Excelente apresentação! Pena que não conseguiram o video. Eu adoraria poder assistir vcs. Não conhecia o Color Add e fiquei impressionada com a inovação. O impacto que isso pode trazer à acessibilidade é enorme! 

Postamos coisas legais aqui


Google

Adicione no GOOGLE+

Instagram

Siga nosso perfil no INSTAGRAM

Quer utilizar o conteúdo do BlogUp?

Gostamos de compartilhar conhecimento por isto os textos sa seção Blog são licenciado sob Creative Commons com as condições: Atribuição - Não Comercial - CompartilhaIgual.

Em português claro, você pode reproduzir este artigo se cumprir TODOS os requisitos:
1. Ninguém esteja lucrando nada em função disto.
2. Exista crédito para a PopUp Design e o autor do post em um local claro com link para o conteúdo original.
3. O material derivado seja distribuido da mesma maneira.

Obs 1. Leia a licença completa para entender todos os termos.
Obs 2. Se o seu site tiver qualquer tipo de anúncio, como AdSence, por exemplo, isto já é considerado fim comercial e portanto você não pode reproduzir o texto.
Obs 3. Se você gostaria de utilizar este material sob outros termos e/ou possui dúvidas envie um e-mail contato@popupdesign.com.br e requisite uma autorização.