Leandro Lima

Video: Uma aula de UX design!

Por | Comentários: 3

IxDA South America, evento que aconteceu no final de 2011 em Belo Horizonte, contou com uma palestra do Gustavo Moura (Google Brasil) mostrando os 10 princípios de UX design que o Google usa em seus projetos. Uma aula sensacional para os interessados em User Experience.

“Organizar as informações do mundo para torna-las mundialmente acessíveis e úteis”. Esta é a missão do Google e podemos notar muito disso no trabalho dos UX Designers da empresa. Gustavo Moura explica os conceitos principais de usabilidade utilizado pelos designers da Google: todas as aplicações devem dar respostas rápidas sobre o que acontece, envolver o usuário, ser fáceis de usar e, principalmente, valorizar o conteúdo e evidenciar ações fundamentais que o usuário deve fazer. Um exemplo prático disso é o layout do GMail. Temos um destaque grande para o botão “Escrever”, ação fundamental de um aplicativo de e-mail.

GMail destaca o que importa: escrever e ler e-mails.

Ele mostra, também, a importância do Wireframe na fase de planejamento de um site ou aplicativo. É no wireframe que o UX Designer define quais são as funções básicas do produto e irá garantir que ele as cumpre. De nada adianta um layout lindo se é difícil de usar. O usuário não pode perder tempo adivinhando onde deve ir para fazer o que deseja. O bom design começa pelo fundamental, ou seja, pelas funções básicas do produto. Ainda assim, é importante agradar os olhos, mas sem distrair a mente. Devemos saber balancear os elementos para que o layout esteja estéticamente agradável mas não se sobressaia ao conteúdo.

Na palestra “UX Fails”, Gustavo apresenta os 10 princípios de UX do Google na prática exemplificando com falhas clássicas que perduram desde os primórdios da internet, como páginas extremamente pesadas que demoram muito tempo para carregar comprometendo o envolvimento do usuário com a aplicação ou lançar o produto às pressas, sem revisão, prometendo corrigir os erros na segunda versão dele.

Veja a palestra na íntegra.

 

fonte: blog GoNow

Tags: > , ,

Leandro Lima

Leandro Lima

Designer, palestrante, nerd e co-fundador da PopUp junto com a Dani Guerrato. É apaixonado por criatividade e tecnologia. Trabalha com UX Design e Design de Interfaces há mais de 8 anos. Adora jogar xadrez, é fã do Rubens Barrichello e acredita que o universo tem 10 ou 11 dimensões.

Você pode achar o Leandro por aqui: Facebook - Twitter - - Instagram - LinkedIn

Postamos coisas legais aqui


Google

Adicione no GOOGLE+

Instagram

Siga nosso perfil no INSTAGRAM

Quer utilizar o conteúdo do BlogUp?

Gostamos de compartilhar conhecimento por isto os textos sa seção Blog são licenciado sob Creative Commons com as condições: Atribuição - Não Comercial - CompartilhaIgual.

Em português claro, você pode reproduzir este artigo se cumprir TODOS os requisitos:
1. Ninguém esteja lucrando nada em função disto.
2. Exista crédito para a PopUp Design e o autor do post em um local claro com link para o conteúdo original.
3. O material derivado seja distribuido da mesma maneira.

Obs 1. Leia a licença completa para entender todos os termos.
Obs 2. Se o seu site tiver qualquer tipo de anúncio, como AdSence, por exemplo, isto já é considerado fim comercial e portanto você não pode reproduzir o texto.
Obs 3. Se você gostaria de utilizar este material sob outros termos e/ou possui dúvidas envie um e-mail contato@popupdesign.com.br e requisite uma autorização.